Pages

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Casta de uvas

Casta de uvas vermelhas

Cabernet Sauvignon é uma casta de uvas da espécie Vitis vinifera, a partir da qual é fabricado vinho de alta qualidade. Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, ela é a uva vinífera mais difundida no mundo, encontrando-se em todas as zonas temperadas e quentes. É conhecida como "a rainha das uvas tintas". É resultado do cruzamento entre as uvas Cabernet franc e Sauvignon blanc.

A variedade é bastante homogénea, com algumas diferenças na forma do bacelo e nas características típicas do vinho.

Aroma: caracteriza-se pelos taninos densos e aristocráticos, cor profunda, complexos aromas de frutos tais como ameixa, cassis. Nos vinhedos mais quentes revela traços de azeitona e amora silvestre, enquanto nos mais frios, aparecem traços de pimentão. Variedade bastante vigorosa e de frutificação médio-tardia, vegetação bastante erecta e entrenódulos médio-curtos. No Chile tem uma característica mais amentolada e às vezes uma goiaba pronunciada.

A Gamay é uma uva tinta da família das Vitis vinifera cujo nome completo é Gamay Noir à Jus Blanc. Provavelmente surgida de uma mutação da Pinot Noir, a Gamay produz vinhos leves como o Beaujolais.

Aroma:morango, framboesa.

Malbec, uva Francesa e principal variedade da região de Cahors, também presente em Bordeaux, encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para ser consumido ainda jovem, também muito usado em bordeaux para fazer corte.

A Malbec vem sendo muito usada por vinícolas argentinas, sendo esta produção equivalente a 59% do plantio mundial.

Aroma:aromas típicos de frutas pretas, cereja madura, anis, frutas vermelhas, floral puxado para a violeta.

Merlot é uma casta de uva tinta, fruto da Vitis vinifera. É uma das responsáveis pelas características dos vinhos tintos de Saint Émillion, região de Bordeaux, França, sendo utilizada para a elaboração de vinho tinto para ser consumido jovem.

O Vinho Merlot é encorpado, intensamente frutado, complexo, uma harmônica estrutura com perfeito equilíbrio. Apresenta uma cor vermelho-púrpura, seus aromas são densos e frutados, tendo uma boa evolução, deixando assim seu aroma com muita complexidade. O paladar é rico, macio, perfeitamente equilibrado, sedoso e de grande classe.

Aroma:frutas vermelhas escuras (amoras e ameixas pretas), chocolate se passar por madeira.

A pinot noir é uma uva tinta da família das Vitis vinifera, originária da França.

É a grande uva da região da Borgonha, sudoeste da França, com a qual são produzidos vinhos bastante admirados em todo o mundo entre os quais o Romanée-Conti, Volnay, Clos de Vougeot e outros tantos grands crus. São em geral bastante complexos com aromas intensos e que evoluem muito bem com o passar dos anos. Ela também é cultivada região da Champagne, França, e faz parte do "corte" (mistura com outras variedades) que irá resultar no champanhe propriamente dito. É uma uva de difícil cultivo mas que se adaptou muito bem à Itália, ao Chile, à Nova Zelândia e à África do Sul, além da Borgonha.

Aroma: cereja vermelha ou preta, ameixa, amora silvestre, framboesa, rosas secas e pimenta-do-reino quando jovem e cogumelo, bosque e geleia e alguma torrefação quando evoluído.

Shiraz ou Syrah é uma casta de uva tinta da família da Vitis vinifera, muito utilizada na produção de vinhos. Hoje é cultivada em países como a Austrália (onde é chamada Shiraz) e França (onde é chamada Syrah). Outros países onde é possível encontrá-la são Argentina, Estados Unidos, Chile (onde é chamada Shiraz) e Portugal (onde é chamada Syrah). A uva Syrah foi introduzida no Brasil, nas regiões vinícolas do Vale do São Francisco, e no sul do estado de Minas Gerais, onde a produção de vinhos finos com essa uva mostram-se promissoras segundo as pesquisas. No norte do Ródano, na França, todos os vinhos tintos provém da Syrah

Aroma: azeitona preta, pimenta-do-reino, amora preta, cereja preta, ameixa, pimenta do reino, cravo e canela, violetas, chocolate amargo, alcatrão e alcaçuz.

Castas de uvas brancas

Chardonnay é uma uva da família da Vitis vinifera, conhecida como a rainha das uvas brancas, a partir da qual é fabricado vinho branco de qualidade. Também é conhecida como aubaine, beaunois, melon blanc e pinot chardonnay. A chardonnay é usada na composição do vinho champagne, como responsável por seu aroma.

Aroma: sem madeira é mais mineral, frutos brancos como pera, melão branco, cítrico e frutas tropicais como o abacaxi, mamão, goiaba e banana Depois de estágio em barrica, doce de pêssego, manteiga, torrada, brioche, avelã e evoluído perfumes de acácia.

Origem: Borgonha, França

Riesling é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França, Alemanha e Áustria. Produz vinhos de alta qualidade. Possui também a espécie Vitis Riesling Rosae, mais chamada de Uva Rosada, usada na produção de vinhos rosé. Variedade de elevada acidez e personalidade marcante, a Riesling Renana, como é conhecida, apresenta melhor desempenho quando não tratada em barris de carvalho. Seus vinhos apresentam potencial de envelhecimento de longo prazo, fator que lhe garante uma vívida acidez e aroma frutado. Além disso, a variedade da uva Riesling apresenta grande adaptabilidade a climas quentes ou frios, sendo mais destacada que a Sauvignon neste quesito. Resulta em vinhos ricos e doces quando da ação de um fungo benéfico no processo de vinificação, denominado de Botrytis cinérea, responsável pela produção da chamada "podridão nobre".

Aroma: cítricos como lima, lichia, tangerina e notas de petróleo, resina, quando evoluído

Origem: Alemanha

Sauvignon blanc é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Bordeaux, França. Produz vinhos secos e refrescantes, que possuem como principais características seus aromas minerais, vegetais e toques frutados.

Aroma: frutas frescas, cítricas, pêssego, manjericão, tomilho, pimentão verde, eucalipto, hortelã, maracujá, pedra de isqueiro (fumé) e xixi de gato no Loire. Toques agradáveis herbáceos e vegetais (grama), dependendo do vinicultor.

Origem: França

Chenin blanc é uma uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região do Vale do Loire, França. Um camaleão dos vinhos brancos, esta casta produz toda uma linha de néctares, dos mais secos, aos mais doces, passando pelos espumantes. Acima de tudo, destaca-se pelo seu paladar particularmente ácido, sendo não raras vezes utilizado juntamente com outras castas.

Aroma: maças verdes, damascos, mel, nozes e avelãs.

Origem: França

Casta de uva rosada

Riesling é uma casta de uva branca da família da Vitis vinifera, originária da região da Alsácia, França, Alemanha e Áustria. Produz vinhos de alta qualidade. Possui também a espécie Vitis Riesling Rosae, mais chamada de Uva Rosada, usada na produção de vinhos rosé.

Variedade de elevada acidez e personalidade marcante, a Riesling Renana, como é conhecida, apresenta melhor desempenho quando não tratada em barris de carvalho. Seus vinhos apresentam potencial de envelhecimento de longo prazo, fator que lhe garante uma vívida acidez e aroma frutado. Além disso, a variedade da uva Riesling apresenta grande adaptabilidade a climas quentes ou frios, sendo mais destacada que a Sauvignon neste quesito. Resulta em vinhos ricos e doces quando da ação de um fungo benéfico no processo de vinificação, denominado de Botrytis cinérea, responsável pela produção da chamada "podridão nobre".

Origem: França

Vinhos mais envelhecidos: aromas animais ou de decomposição. O envelhecimento em barricas de carvalho também agregam aromas ao vinho.

São eles: Barrica Europeia (francesa) – coco, nozes, cravo, pimenta preta.

Barrica Americana –baunilha, noz-moscada, castanha, coco, cedro, frutas secas.

Tipo de tostagem

Leve – mel, chocolate branco, serragem.

Média – amêndoas tostadas, caramelo, chocolate. Tabaco, café expresso e tostado.

Forte – fumo, pão tostado, grafite, chocolate preto, fumo.

0 comentários:

Postar um comentário